terça-feira, 24 de abril de 2007

Trabalho, trabalho e mais trabalho...

Pois é! Já passou muito tempo desde o meu último post. Eu não desapareci, o trabalho é que tem sido muito. Agora com as novas rotinas, as crianças mais exigentes... Estou a ADORAR!
Deixo-vos algumas ideias para trabalhar Música com as crianças...

A escala dos sons (notas musicais)
Copos de vidro com diferentes quantidades de água. Para tornar mais divertido e estético coloca-se corante e cada copo tem a sua cor.

Eles assimilaram muito bem e perceberam porque é que os sons não eram iguais. Para dificultar um pouco a coisa, decidi misturar os copos sem eles estarem a ver... Ui! Que quebra-çabeça! Foi espectacular, vê-los a tentar ordenar os copos... Tiveram mesmo que puxar pela cabeça.

"História com sons"
Outra actividade que fiz com eles foi usar a história dos "Três Porquinhos" e em vez das personagens falarem, era um instrumento que soava (substituímos as falas por sons de instrumentos). Foi muito giro!

"Sons e imagem"
Mas as duas últimas actividades foram as que tiveram mais sucesso junto das crianças. A primeira foi uma associação da imagem ao som que ouviamos. Para isso usei o filme "Fantasia 2000". É espectacular, George Gershwin, Igor Stravinsky... Recomendo.


"O que é um musical?"
Por último, a cereja em cima do bolo "Cats" de Andrew Lloyd Webber. Adoraram!Amaram! Já só pedem: "Ó Sara, põe o CD do Cats."
Falamos sobre as diferenças entre um musical e o teatro, o que são coreografias...


Agora é que vão ser elas... o que é que levo a seguir?