sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Guji Guji


Este mês de Outubro é a nossa vez de preparar a Festa dos Aniversários e decidimos fa zer um teatro da história "Guji Guji".
Depois contamo-vos mais novidades...
Aqui fica o sítio onde descobrimos a história.
http://www.storylineonline.net/guji/fullscreen_xl.html

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Balanço de um mês de trabalho...


"Quem somos nós?"

Somos um grupo de 13 meninos e 9 meninas de 3, 4, 5 anos. Gostamos muito de vir para a escolinha todos os dias.



No início de um ano lectivo houve muitas descobertas, uma nova sala, professoras diferentes, rotinas e acima de tudo, novos amigos.
Como ainda não nos conhecíamos todos muito bem, neste primeiro mês, andámos a descobrir um pouco mais sobre nós, o nosso corpo e família.
Fizemos diversas actividades como: realizar o nosso Bilhete de Identidade, fazendo silhuetas de corpo inteiro ou apenas partes do nosso corpo, novas canções, jogos de movimento, pinturas com dedos, etc...
Mas muito mais nos espera e nós vamos dando notícias, ou pelo menos tentar...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Notícias desta semana!

Esta foi uma semana um pouco atribulada na nossa sala! Começámos a nosso trabalho, pusemos à prova novas rotinas, novas actividades e métodos de trabalho. Para concluir na Quarta-feira
acolhemos um novo amigo, o Tomás.
Mas foi uma semana recheada de novas aprendizagens e experiências.
Aqui fica alguns dos registos que foram ouvidos na reunião para balanço da semana:
- Gostei de ir para a Casinha, de fazer desenho, ir para as Construções e para a Biblioteca e para os Jogos. (Maria - 4 anos)
- Gostei de ir para a Casinha, fazer uma coisa nas Construções, para a Biblioteca. (Francisca - 4 anos)
- Gostei de fazer espetadas com a fruta. (Hideraldo -5 anos)
- Gostei de ajudar-te, de ir para a Casinha, fazer espetada de fruta, para a Escrita, Jogos, Construções. Gostei de fazer o corpo humano e também de ir para as histórias e computador. (Bruna - 5anos)
- Gostei de ir para a Casinha fazer comida com o Filipe. (Tiago Neto - 3 anos))
- Gostei de ir para a Colagem, também das espetadas de fruta e de ouvir a história do Geronimo Stilton. (Xavier - 5 anos)

sábado, 6 de setembro de 2008

Primeira Semana!

"Só a Brincar”

Quando me virem a montar blocos
A construir casas, prédios, cidades
Não digam que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender sobre o equilíbrio e as formas
Um dia, posso vir a ser engenheiro ou arquitecto.

Quando me virem a fantasiar
A fazer comidinha, a cuidar das bonecas
Não pensem que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a cuidar de mim e dos outros
Um dia, posso vir a ser mãe ou pai.

Quando me virem coberto de tinta
Ou a pintar, ou a esculpir e a moldar barro
Não digam que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a expressar-me e a criar
Um dia, posso vir a ser artista ou inventor.

Quando me virem sentado
A ler para uma plateia imaginária
Não riam e achem que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a comunicar e a interpretar
Um dia, posso vir a ser professor ou actor.

Quando me virem à procura de insectos no mato
Ou a encher os meus bolsos com bugigangas
Não achem que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a prestar atenção e a explorar
Um dia, posso vir a ser cientista.

Quando me virem mergulhado num puzzle
Ou nalgum jogo da escola
Não pensem que perco tempo a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a resolver problemas e a concentrar-me
Um dia posso vir a ser empresário.

Quando me virem a cozinhar e a provar comida
Não achem, porque estou a gostar, que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a seguir as instruções e a descobrir as diferenças
Um dia, posso vir a ser Chef.

Quando me virem a pular, a saltar a correr e a movimentar-me
Não digam que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender como funciona o meu corpo
Um dia posso vir a ser médico, enfermeiro ou atleta.

Quando me perguntarem o que fiz hoje na escola
E eu disser que brinquei
Não me entendam mal
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a trabalhar com prazer e eficiência
Estou a preparar-me para o futuro
Hoje, sou criança e o meu trabalho é brincar.

(Poema de origem desconhecida)

Quando encontrei este poema, lembrei-me de muitos pais que não sabem o que os seus filhos fazem durante o dia na "escolinha"...

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Novo ano lectivo


Já se aproxima o novo ano lectivo. Começam os medos de falhar em algo com as crianças e também o entusiasmo por mais um ano de partilha com pequenos seres que nos enchem tanto...
Este ano pretendo fazer algo diferente, vamos ver se eles alinham... Como vou trabalhar com um grupo de pré-escolar, decidi lançar-lhes o desafio de serem eles a gerir o blog da forma que mais desejarem. Será que vão alinhar?
Não sei, mas estou confiante...

sábado, 8 de março de 2008

Música


Cavaquinho, Trompete, órgão, Bateria, reco-reco, maraca, flautas, xilofone, viola, tambor... foram alguns dos instrumentos que ontem entraram na nossa sala através da iniciativa de uma mãe muito musical... No fim mostrou-nos uma violino e explicou-nos de que é feito a arco... Vocês sabem? Não? De crina de cavalo...
Foi uma manhã muito "barulhenta", mas no bom sentido. Andávamos tão entusiasmados ...




O que temos feito... (Parte 2)


Desde o Carnaval, temos andado a descobrir novas coisas e a redescobrir outras como por exemplo a Alface...
Porquê a Alface? Pois é, como educadora acho importante que as crianças tenham uma alimentação saudável e assim para acompanhar a refeição decidi começar a dar-lhes salada. Pois aí é que está o cerne da questão... Os meus "garotos" (como diz uma menina da minha sala:"Olha Sara os teus garotos!") não apreciaram esta adição na sua alimentação, então decidi levar para a sala Alface. Os resultados foram muito curiosos, se no almoço nem sequer pegam na folhinha de alface, na sala alguns comeram e outros chuparam-na... Porquê? Não sei. E daí talvez até saiba, por que em vez que temperada a alface foi-lhes apresentada simples e depois adicionámos sumo de limão, um elemento já seu conhecido e muito apreciado por todos eles!
Que conclusão podemos tirar?
Provavelmente as crianças precisam de sentir os verdadeiros sabores dos alimentos e não gostam que estes sejam mascarados com adição de algo mais...
Deixo-vos algumas fotografias...